Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo individual? Sabe como funciona esse tipo de negócio? Para Juliano Luiz Casamalli — sócio na Olam FiT —, esse é um modelo de empreendimento bastante procurado pelo público. Isso porque, ao decidir se tornar um empreendedor individual, uma pessoa será responsável por criar e administrar sua própria empresa, sem a necessidade de ter sócios para isso. Quer saber mais sobre essa área? Então, continue a leitura deste artigo!
O empreendedorismo é o caminho escolhido por muitas pessoas que querem ter maior autonomia em suas vidas. Através dele, é possível observar fragilidades na sociedade e, a partir disso, desenvolver empresas e projetos que as solucionem. Nesse sentido, saiba que existem diferentes tipos de empreendimentos, como os digitais, de franquias, sociais e aqueles voltados para o meio ambiente. Além dessas, outra opção bastante famosa é a individual.
Empreendedorismo individual, o que é?
Nesse contexto, saiba que ao decidir se tornar um empreendedor individual, uma pessoa irá abrir o seu próprio negócio, sendo responsável por administrá-lo. Todo o trabalho pode ser efetuado individualmente, sem a necessidade de ter sócios e outros parceiros. Conforme pontua o sócio fundador da Bmc digital, Juliano Luiz Casamalli, isso pode proporcionar maior autonomia nas atividades.
Quais os modelos de empreendimentos individuais?
Desse modo, saiba que existem alguns modelos de empreendimentos individuais, os quais devem ser escolhidos por um indivíduo no momento de empreender. Um dos mais conhecidos é o MEI (Microempreendedor Individual), cujo principal objetivo é o de formalizar os negócios de profissionais autônomos. Alguns requisitos são necessários para se enquadrar nessa categoria, como o de poder contratar apenas um funcionário.
Outras categorias
Além do MEI, outros modelos que podem ser mencionados são o Empresário Individual (EI), o Microempreendedor (ME) — que possui um faturamento anual diferente do MEI —, as Sociedades Simples — que agrupam profissionais como médicos e advogados — e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). O sócio fundador da Neo Prosperity, Juliano Luiz Casamalli, entende que é importante conhecer sobre essas opções antes de realizar uma escolha.
Como ter sucesso no empreendedorismo individual?
Com os tipos de empreendimentos em mente, uma questão que pode surgir é como ter resultados positivos no empreendedorismo individual. Nesse sentido, saiba que uma das principais ações que podem contribuir para essa jornada é a do planejamento. Principalmente com relação a área financeira, é fundamental que um empreendedor saiba gerir as finanças do seu negócio de forma estratégica. Para isso, pode-se contar com o auxílio de contadores.
Além disso, é importante que um empreendedor — seja ele de qualquer ramo — tenha foco e persistência ao longo da jornada, especialmente, nas situações desafiadoras. Para Juliano Luiz Casamalli, é fundamental se manter motivado durante esses momentos. Assim, é possível elaborar soluções para enfrentar essas dificuldades. Outrossim, estar atualizado sobre o mercado e nicho de atuação, também pode contribuir para o sucesso de um empreendimento.
E então, se interessou pelo empreendedorismo individual?