As mulheres sempre enfrentaram grandes desafios para atuar no mercado de trabalho. Diante disso, o empreendedor Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que é interessante conhecer as primeiras mulheres a se tornarem empreendedoras no mundo, a fim de reconhecer a importância da luta feminina. Quer saber quais foram as primeiras empreendedoras do mundo? Continue lendo.
Madame Clicquot Ponsardin
Segundo o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a considerada primeira empreendedora do mundo foi a madame Clicquot Ponsardin. A francesa atuou, durante o século XIX, no empreendimento de vinhos, buscando constantemente entender mais sobre a bebida e fazer sua marca crescer no mercado.
Ponsardin começou no ramo do vinho após ficar viúva. Dessa forma, a empresária francesa buscou entender mais sobre essa bebida, e foi muito resistente para continuar a permanência do negócio de seu falecido marido no mercado. Logo, sua marca de bebida ficou conhecida e requisitada no mundo todo.
Sarah Breedlove
Ainda, como comenta Haroldo Dalazoana Afonso Durães, outra mulher que foi pioneira no empreendedorismo feminino, foi a estadunidense Sarah Breedlove, que fundou a empresa Madam C.J. Walker Manufacturing Company, no ano de 1917, entretanto a mulher já atuava alguns anos antes vendendo produtos capilares.
Sarah Breedlove era filha de escravos emancipados, tendo uma triste história de vida ao se casar com quatorze anos e se tornar mãe solteira após a morte prematura de seu marido. Todavia, isso não a impediu de começar seu próprio negócio de produtos capilares, que se tornaram muito prestigiados pelas comunidades negras.
Mary Kay Ash
Por fim, como indica o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, outra mulher que auxiliou na luta feminina se tornando uma empreendedora de sucesso, foi a norte-americana Mary Kay Ash, que começou seu empreendimento ao ficar frustrada depois de não receber o reconhecimento que merecia pelos seus vinte anos de carreira.
Dessa forma, quando a pessoa que ela havia treinado recebeu a promoção em seu lugar, a estadunidense escreveu um livro para ajudar outras mulheres a serem bem sucedidas na carreira empreendedora. Porém, ela percebeu que o livro em questão era um plano de negócios, e abriu a empresa de maquiagem e cosméticos para beleza, de seus sonhos.
Interessante saber como muitas mulheres conseguem se tornar empreendedoras apesar da grande adversidade que enfrentam em suas épocas, não é mesmo?