Tecnologia

Harvard vai usar IA no lugar de professor para ensinar programação

No lugar de um professor humano, a instituição usará uma inteligência artificial para as aulas do curso introdutório de codificação

A conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, está preparando uma novidade para o segundo semestre. De acordo com o professor David Malan, que falou ao jornal estudantil The Harvard Crimson, no lugar de um professor humano, a instituição usará uma inteligência artificial para as aulas do curso introdutório de codificação.

O curso, conhecido como CS50, é um dos mais populares da plataforma de educação online edX, vinculada a Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Segundo a instituição, ao usar uma IA como professor, todos os alunos terão acesso às mesmas ferramentas baseadas em softwares que podem, em teoria, permitir que aprendam 24 horas por dia, 7 dias por semana, em seu próprio ritmo.

Conheça os robôs que estarão na cúpula ‘AI for Good Global’ da ONU
10 empresas de IA para ficar de olho
De acordo com o site Futurism, o curso tem experimentado os modelos GPT 3.5 e GPT 4 como base para os softwares. Perguntado sobre a eficiência desses modelos, que por vezes podem dar respostas falsas e ‘alucinar’, Malan admite que a IA pode “ocasionalmente ter um desempenho inferior ou até mesmo errar”. No entanto, o especialista se diz confiante de que o palestrante virtual ajudará na otimização das aulas, fazendo com que os professores tenham mais tempo para atender cada aluno de forma individual.

“Por meio da IA, esperamos reduzir o tempo gasto pelos professores humanos em algumas atividades, permitindo a eles realocar o tempo para interações interpessoais com seus alunos, semelhante a um modelo de aprendizado individual”, explica.

A universidade ressalta que esse ainda é um experimento a ser avaliado de acordo com seus resultados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo