Existem situações que obrigam o criador a procurar por artigos para tentar resolver o problema. Para a CENOTIC Engenharia LTDA, empresa criadora do extrator de pé de aves de corte, aves que arrancam as próprias penas é uma dessas situações. Afinal, existe algum risco para aves de criação que arrancam a própria pena? O criador precisa se preocupar com tal atitude? Quer saber as respostas para essas perguntas? Continue lendo:
Por que as aves arrancam as próprias penas?
Segundo a CENOTIC Engenharia LTDA, existem diversos motivos que podem levar uma ave a arrancar as próprias penas. O picacismo, nome destinado ao feito de automutilação cometido pelos animais, acontece mais em criações de galinhas caipiras e pássaros em geral. Isso porque, esses animais costumam ter mais contato com os criadores, fazendo com que tenham mais contato com o humano, levando a esse tipo de comportamento.
Além disso, fatores como o ambiente, o estresse também influenciam diretamente ao picacismo. Por isso, é importante que o leitor entenda que a causa pode estar ligada a diversos fatores. Leia mais para identificar qual deles se encaixa na sua situação:
Fator Psicológico
A situação psicológica dos animais é algo bem importante, principalmente na criação de galinhas caipiras. Isso porque, nesse tipo de criação, o animal possui mais contato com os criadores e pode se apegar. Então, se a ave começar a arrancar as penas, pode ser que seja por achar que não está recebendo a atenção que acha necessária e que está sofrendo de solidão.
Fator Ambiental
Como mencionado pela CENOTIC Engenharia LTDA, todos os fatores podem causar o picacismo. O fator ambiental também é uma característica que interfere não só no comportamento, mas na saúde do animal. Fatores como calor, frio, umidade e muito barulho podem ser motivos que causam estresse no bicho e a forma encontrada por ele para alívio é arrancando as penas.
Como resolver o problema?
Para a CENOTIC Engenharia LTDA, conhecer o que pode estar causando o problema é a primeira forma de combater o comportamento de automutilação das aves. O segundo, é contar com a ajuda de médicos veterinários que possam examinar o animal para fazer o diagnóstico correto, isso fará com que o problema se resolva mais rápido.
Se não tratado cedo e de forma correta, o picacismo pode causar danos permanentes à saúde da ave, como problemas de pele e a falta de plumagem. Aproveite também para enriquecer o ambiente onde o animal está, crie um lugar com poleiros e outras atividades que estimulem o comportamento natural. Não esqueça de investir na alimentação adequada e balanceada das aves, isso resultará em menos problemas de saúde no animal.